Em que momento uma família deve investir para profissionalizar a gestão de sua fortuna? Vejas as principais motivações que podem levar a esta decisão.

O wealth management é mais que um serviço especializado, é uma necessidade para aqueles que constituíram sucesso financeiro. Também conhecido como “gestão de patrimônio” ou “gestão de riquezas”, trata-se de um ramo do mercado financeiro que oferece, de forma combinada, os serviços de consultoria, planejamento e gestão de investimentos para pessoas físicas.

Se pouco dinheiro é um problema para muitas famílias, grandes fortunas podem se tornar problemas igualmente exorbitantes se não forem bem geridas. Administrar um grande volume de bens sem o planejamento e conhecimentos adequados pode comprometer o bem-estar de uma família e seus herdeiros, levando todo o patrimônio à falência. Mas, como saber o momento de procurar esse serviço?

Existem alguns motivos que levam famílias a decidirem contratar um profissional especializado em wealth management. Confira quais são essas situações a seguir!

Motivo 1 para contratar um wealth management: Falta de experiência com gestão de ativos líquidos

Normalmente os empresários, executivos ou os familiares que detêm o controle de um grupo empresarial têm foco no desenvolvimento do negócio e suas especificidades. Por esse motivo, não conhecem ou não adquirem experiência na gestão de ativos líquidos. Por exemplo, o dinheiro que circula pelas contas familiares, bem como investimentos, cotas de fundos, entre outros.

Quando pessoas com esse perfil realizam a venda de suas empresas, a família recebe um grande volume de recursos líquidos. Se você passou por esse processo, sabe que dificilmente um de vocês possui o tempo e a expertise necessária para gerir esses ativos familiares corretamente . Sendo assim, se faz necessário buscar assessoria e aconselhamento no ramo de wealth management.

Motivo 2 para contratar um wealth management: Aumento do volume de ativos financeiros

Os custos para realizar um investimento estão em todos os níveis:

  • gestão;
  • estrutura legal;
  • bancos;
  • produtos;
  • informação.

Quando são altos, estes custos podem prejudicar significativamente a performance dos investimentos. Porém, os wealth managers, que administram grandes volumes, têm maior poder de negociação nas instituições financeiras. Isso significa que eles podem fazer acordos de redução de custos ao seu favor.

Ao optar por investir nesse serviço, ainda há mais benefícios. Afinal, estruturas próprias têm um custo maior do que estruturas terceirizadas, que conseguem diluir os custos ao atenderem a outros clientes.

Os seus ativos ou os ativos da sua família cresceram a ponto de compensar uma gestão profissional? Então este é o momento ideal para contratar um wealth management e começar a aproveitar esses benefícios.

Motivo 3 para contratar um wealth management: Dilemas vividos pelo gestor familiar

Diversas famílias optam por depositar a gestão de seu patrimônio nas mãos de um gestor familiar. Porém, ao adquirir essa responsabilidade essa pessoa pode passar por diversos dilemas:

  • Precisar equilibrar opiniões para garantir que não será influenciado.
  • Ter dificuldade de ser imparcial em momentos de decisão.
  • Se sentir com a responsabilidade de ser um exemplo a ser seguido.
  • Precisar equilibrar o poder que tem em mãos com a humildade.
  • Aspirar ter liberdade para trabalhar em algo independente do negócio familiar.
  • Almejar encontrar uma vocação experimentando outras áreas.
  • Possuir a ambição de crescer.

Diante disso, é normal e recomendado que a família opte por um conselheiro especializado. Afinal, o wealth manager é capaz de criar soluções benéficas e estratégicas sem esse tipo de carga pessoal que um familiar enfrentaria.

Motivo 4 para contratar um wealth management: Desconforto da família em relação ao gestor familiar

É sabido que questões financeiras podem interferir na qualidade das relações familiares. Provavelmente irão! Sendo assim, ainda que uma família insista em escolha um de seus membros para cuidar o patrimônio de todos, isso pode gerar desequilíbrios e conflitos. Cada membro vai possuir opiniões diferentes sobre o que deve ser feito e uma parcela da família vai ficar descontente com as ações realizadas pelo gestor escolhido. A melhor saída para evitar esses conflitos se torna, então contar a curadoria profissional do wealth management.

Motivo 5 para contratar um wealth management: Necessidade de separar ativos pessoais e empresariais

No mundo dos negócios, mesmo os empreendimentos mais promissores ou consolidados não estão livres de sofrer impactos negativos de uma crise. As repercussões de uma ação mal planejada e até mesmo erros nos pagamentos dos passivos são bons exemplos.

Por esse motivo, separar a gestão de ativos pessoais da gestão de ativos empresariais é essencial para manter a confidencialidade e segurança da família. A separação da gestão dos ativos permite a adoção de medidas legais de prevenção. Com isso, é possível evitar que os bens pertencentes à pessoa física de um empresário fiquem sujeitos aos riscos sofridos pelo negócio.

O serviço de wealth management é especializado na gestão de patrimônio familiar. Portanto, o profissional dessa área é o mais indicado para te auxiliar nesse processo. Ele vai garantir que os bens da família se mantenham protegidos e gozem de estabilidade. Ou seja, assegura a perpetuação do patrimônio familiar por períodos mais longos.

Profissionalize a gestão de sua fortuna

Você e sua família estão passando por uma ou mais das situações comentadas neste artigo? Então este é o momento de considerar buscar um profissional especializado em wealth management para simplificar, profissionalizar e aprimorar a gestão do patrimônio familiar.

Porém, ao escolher um profissional, existem alguns aspectos que precisam ser levados em conta. Entenda quais são agora mesmo! Leia este artigo sobre qual o perfil do gestor de patrimônio familiar ideal .

 

Possui dúvidas específicas sobre gestão de patrimônio familiar? Juliano Pinheiro é referência em gestão do patrimônio e curadoria de mercado de capitais. Entre em contato enviando um e-mail para [email protected].