Conheça mais sobre o modelo de financiamento brasileiro e informe-se sobre o Mercado de Capitais para planejar melhor a expansão empresarial.

Negócios em fase de crescimento necessitam de recursos financeiros para financiar os projetos de expansão empresarial. Mesmo que o retorno oferecido pelo projeto seja superior ao custo de um empréstimo, o risco do negócio recomenda que exista um balanceamento entre o financiamento do projeto com recursos externos e próprios.

Nesse momento, é importante se perguntar: Quais as melhores fontes de recursos? Quais estão disponíveis para mim? Como acessá-las? Entenda a seguir.

Por quais processos de financiamento uma empresa passa na hora da expansão empresarial?

Desde a criação de uma empresa por um número pequeno de sócios, até sua posterior entrada na bolsa, uma empresa vai passando por diferentes processos de financiamento.

Quais são os tipos de fonte de recursos para expansão empresarial?

Normalmente, as principais opções de captação de recursos que permitem auxiliar no processo de expansão empresarial são:

  • Capital próprio;
  • Family, friends, fools/founders;
  • Financiamento via bancos;
  • Fomento: subvenção econômica;
  • Mercado de Capitais.

Historicamente, as empresas brasileiras distinguem-se pelo acesso restrito ao capital privado de terceiros, financiando seus projetos de investimento principalmente com recursos próprios e financiamento público. Saiba mais a seguir sobre as principais fontes de recursos.

Externa

O modelo de financiamento brasileiro pode ser caracterizado pela utilização de bancos públicos como uma fonte especial de recursos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, fornece a quase totalidade do financiamento de longo prazo. Porém, o BNDES já está próximo do seu limite de capital e vem diminuindo sua participação nos financiamentos corporativos nos últimos anos.

Já os bancos convencionais, têm sua participação limitada na concessão de financiamentos para projetos de investimento. Isso ocorre em função da maior exigência de capital para empréstimos de longo prazo, trazida por Basileia III, bem como a necessidade de ativos líquidos resultante de maior alavancagem.

Outro aspecto importante a considerar quando se trata de expansão empresarial é que a captação de recursos por meio de fontes externas aumenta o nível de endividamento. Consequentemente, reduz a capacidade da empresa de reobtê-los.

Própria

Além de possibilitar novas obtenções de recursos, utilizar fontes próprias também reduz o endividamento e amplia a capacidade da empresa de conseguir recursos externos, caso seja necessário. Como consequência, melhora os indicadores econômico-financeiros da empresa.

Mercado de capitais

Ao realizar a expansão empresarial, é preciso fortalecer a base de capital próprio e nem sempre os acionistas são capazes de subscrever as ações de uma nova emissão. Nesse caso, é necessário que mais pessoas se associem àquela empresa. Daí a importância da utilização do mercado de capitais como fonte de captação.

O mercado de capitais oferece diversos instrumentos de financiamento a médio e longo prazo para suprir as necessidades dos agentes econômicos, tais como:

  • debêntures
  • Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs)
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs);
  • títulos externos.

As captações advindas do mercado de capitais podem se dar através:

  • do mercado de dívidas, por meio da emissão de debêntures, notas comerciais e outros títulos;
  • do mercado de equity, pela oferta pública de ações ou através de securitização de crédito.

Para acessar o mercado de capitais a empresa de se preparar adequadamente:

  • profissionalizando sua gestão;
  • organizando sua contabilidade;
  • dividindo os bens das famílias dos ativos da empresa;
  • formalizando um conselho de administração.

Outro ponto importante é saber o que os investidores buscam quando vão investir nas empresas. Normalmente existe um gap entre o que eles buscam e o que eles encontram nas empresas.

Como definir as fontes de recursos ideais a expansão empresarial?

Analisar as fontes de recursos e estudá-las é o melhor caminho para realizar uma expansão empresarial. Não existe regra para determinar o equilíbrio entre nível de capital de terceiros e de capital próprio empregado. A decisão de buscar capital próprio por meio da emissão de novas ações para serem adquiridas pelo público em geral envolve diversos fatores, alguns de natureza objetiva e outros de natureza subjetiva.

 

Possui dúvidas específicas sobre financiamento de investimentos? Juliano Pinheiro é referência em gestão do patrimônio e curadoria de mercado de capitais. Entre em contato enviando um e-mail para contato@julianopinheiro.com. Aproveite para conferir também esse conteúdo que aborda tudo sobre debêntures!