Se aprofundar na lógica do Mercado de Ações é a melhor forma de entender como investir em ações de maneira mais vantajosa. Confira as recomendações para garantir a saúde dos seus investimentos.

Seus rendimentos estão surtindo resultados abaixo do esperado? Não pense, por isso, que o Mercado de Ações é o grande vilão. Apesar de muitos ainda acreditarem que este é um lugar de risco e incertezas, a Bolsa de Valores  é um ambiente regulado por regras. Estudá-las é essencial para saber como investir em ações de uma forma mais rentável.

A verdade é que o Mercado de Ações multiplica suas chances de ganho! É preciso estar disposto a correr riscos, mas o sucesso está mais próximo do acionista do que daquele investidor que insiste na Caderneta de Poupança, nos Fundos de Renda Fixa, no Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou nas Letras de Crédito (LCI/LCA).

Quer ser um acionista e potencializar suas chances de sucesso? Acompanhe as dicas a seguir!

O que é o Mercado de Ações?

O conceito preliminar para entender o Mercado de Ações, claro, é compreender o que são as ações. Podemos defini-las como títulos de propriedade negociáveis, representativos de parte de uma empresa. Ficou difícil? A gente simplifica: ações são pequenas partes da empresa, que podem ser vendidas e, portanto, compradas.

Contudo, não são todas as empresas que possuem seu capital dividido em ações: apenas as Sociedades Anônimas (abreviadas como S/A) detém essa característica. Isso significa que são companhias de capital aberto.

O Mercado de Ações, portanto, nada mais é do que o ambiente onde estas são negociadas. No Brasil, temos a chamada Bolsa de Valores, recentemente nomeada como B3 , que está em quinto lugar no pódio das maiores do mundo.

Você pode pensar que uma simples definição sobre o que é o Mercado seja dispensável, mas lembre-se: quando se trata de investir em ações, agregar informações e conhecimento permite solidificar suas ações e, portanto, extrair os melhores resultados.

Qual a diferença ações e títulos de dívida?

  • Ações: o proprietário se torna uma espécie de dono da empresa
  • Títulos de dívidas: o investidor se torna um credor da companhia (empresta dinheiro com expectativa de evolução).

Há grandes diferenças nos prazos, na participação do investidor na vida social da empresa e até na tributação que regem essas duas categorias.

Como investir de forma mais proveitosa?

1. Como investir em ações: Entenda de onde vem o valor de uma ação

Para saber como investir em ações, é preciso saber que uma ação vale o que o Mercado se dispõe a pagar por ela. Mas, se falarmos em preço e valor das ações, você sabe distingui-los?

  • Preço: é definido com base em aspectos subjetivos.
  • Valor: tem como base aspectos objetivos, como os resultados da empresa, a força da marca e a qualidade da gestão.

Quando se investe em ações, é preciso considerar os dois fatores para medir seus resultados.

2. Como investir em ações: Invista com objetivos definidos

Não deixe que a emoção transponha a racionalidade. Ao investir em uma ação, planeje uma meta de ganhos e defina prazos. Sem foco, qualquer resultado pode ser considerado válido.

3. Como investir em ações: Estude o Mercado de Ações

O Mercado representa as forças de oferta e demanda. Portanto, não pense que o Mercado está errado. Ele é apenas uma força reguladora e, para compreender como investir em ações e ter sucesso, é preciso estudá-lo.

4. Como investir em ações: Invista dinheiro que não será necessário a curto prazo

Nada de investir o montante necessário para pagar as contas mensais! Se o investidor deposita na ação os recursos de que precisará a curto prazo, corre o risco de sofrer perdas. Isso porque o montante sacado antes da data acordada sofre descontos.

5. Como investir em ações: Entenda a Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores B³ não é um cassino e nem uma loteria. Isso significa que a saúde de seus investimentos não depende de sorte. Sendo assim, é essencial estudar o comportamento da Bolsa e entender sua lógica para saber como investir em ações de uma forma mais rendosa.

6. Como investir em ações: Conte com a ajuda de um profissional

Para se livrar dos investimentos que não surtem resultado e aumentar suas chances de sucesso, o ideal é buscar um consultor. Esse profissional poderá orientar seus movimentos e ajudar a encontrar as melhores soluções. Afinal, além de possuir conhecimento sobre o Mercado de Ações e sobre o comportamento da Bolsa de Valores, ele ainda contribui com base em sua vivência.

 

Gostou dessas dicas sobre como investir em ações e melhorar sua performance financeira no Mercado? Fuja dos resultados ineficientes e invista sem surpresas desagradáveis! Juliano Pinheiro é referência em gestão do patrimônio e curadoria de mercado de capitais. Baixe agora mesmo o e-book “Será que você realmente entende de ações?“, de sua autoria, e potencialize os investimentos!