Como fazer a gestão de patrimônio familiar?

Quem nunca ouviu falar de famílias que, de uma geração para outra, perderam grandes fortunas? O avô acumulou riquezas, o pai as manteve, mas os netos enfrentaram dificuldades. Essa história é comum – e a causa geralmente é a má gestão dos recursos.
Preservar e expandir a riqueza familiar exige muito mais do que boa vontade.
E um dos maiores desafios é decidir se a gestão patrimonial deve ser delegada a um familiar ou entregue a um profissional especializado. Afinal, famílias crescem mais rápido que empresas, e basta uma decisão equivocada para comprometer o trabalho de anos.
Vamos conversar sobre isso?
Os desafios da gestão familiar
A escolha de um membro da família para liderar a gestão pode gerar obstáculos significativos. Entre eles:
- Parcialidade Quando um familiar é responsável pelas decisões financeiras, ele carrega o peso das expectativas e pode enfrentar conflitos internos. O risco de priorizar interesses pessoais ou gerar desconforto entre os demais membros é real.
- Sobrecarga pessoal Mesmo que o familiar queira se dedicar, ele também tem sua carreira e projetos. Isso pode fazer com que o patrimônio familiar acabe em segundo plano, abrindo brechas para decisões mal calculadas.
- Falta de expertise específica O familiar pode não ter a experiência necessária para lidar com estratégias financeiras complexas, sucessão patrimonial ou governança familiar. Esses erros, muitas vezes, custam caro.
E o que fazer nesse cenário?
Aqui entra o trabalho do gestor de patrimônio familiar (Wealth Manager). Mais do que administrar os recursos financeiros, esse profissional traz uma visão estratégica, ajudando a família a cuidar de diferentes tipos de capital – financeiro, humano, intelectual e social.
O Wealth Manager é o responsável por auxiliar a família a cuidar de todos os seus capitais, até daqueles que a família ainda não compreendeu e que somados formam o capital familiar.
Cada um destes capitais possui seus objetivos e precisam estar alinhados às metas da família. Ou seja, garantir a realização pessoal de cada um de seus membros e a preservação, em longo prazo, do patrimônio. Conheça quais são os tipos de capitais a seguir.
🔹 Capital financeiro: o foco é a alocação eficiente dos recursos, garantindo que o patrimônio cresça ao longo do tempo e mantenha a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
🔹 Capital intelectual: envolve capacitar os membros da família para compreenderem melhor as finanças e o mercado. Educação financeira sólida é essencial para que cada geração possa contribuir na gestão do patrimônio.
🔹 Capital humano: trabalha o desenvolvimento pessoal de cada membro da família, reforçando os valores e promovendo harmonia e bem-estar no núcleo familiar.
🔹 Capital social: famílias que prosperam sentem a responsabilidade de contribuir para a sociedade por meio de filantropia e projetos sociais. O Wealth Manager ajuda a planejar essas iniciativas de forma estratégica.
Como fazer a gestão de patrimônio familiar?
O primeiro passo para garantir sucesso e sustentabilidade na gestão de patrimônio é realizar separação da gestão dos ativos pessoais da gestão de ativos da empresa. O objetivo é manter a confidencialidade e a própria segurança da família.
Após isso, eleja um ou dois membros da família para acompanhar mais de perto o trabalho do profissional responsável pela gestão do patrimônio. Essas pessoas podem fornecer informações relevantes ao gestor para ajudar a direcionar seu planejamento. Além disso, vão atuar como duas referências distintas, o que tornará as decisões mais imparciais.
Com os recursos familiares bem geridos, os membros da família podem focar em suas carreiras e em consolidar o capital intelectual, humano, social e financeiro. Desta maneira, o desenvolvimento dos negócios e a harmonia entre todos fica garantida, assim como a perpetuação do patrimônio.
Se você deseja mais do que apenas preservar sua riqueza – quer transformá-la em legado –, a consultoria de um Wealth Manager é o caminho mais seguro e eficiente.
Vamos conversar sobre como estruturar o futuro da sua família?
Sobre mim

Juliano Pinheiro, estrategista independente de Wealth Management
Sou especialista no Mercado Financeiro, Ph.D em Finanças, professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais e autor do livro: Mercado de Capitais.
Além disso, possuo mais de três décadas atuando como executivo no Mercado Financeiro, tenho grande expertise na liderança e gestão em Investment Banking, Asset Management e Wealth Management em renomadas instituições financeiras no Brasil e exterior. Atualmente, tenho foco na área de Planejamento e Gestão de Patrimônio da Família, a qual é a base para a segurança financeira, realizações de sonhos e construção de um legado duradouro.